Um bom Shmup vertical de Steve Course. Mais uma vez conta com a voz de Ronald van der Putten.
Intro animada |
Claramente inspirado no Time Pilot da Konami, Time Curb poderia ser o Time Pilot 2 com algumas implementações e uma modificação nos comandos. Mas acho que o intento era diferenciar um pouco mesmo.
Jogar Time Curb é desviar dos tiros e das colisões com as naves inimigas e, atirar em todas que puder até passar de fase.
Mas diferente de Time Pilot, nossas naves se movimentam entre a direita e a esquerda apenas. E não temos outros elementos (paraquedistas e "naves mães") como em Time Pilot. Apenas atiramos nos inimigos.
Gameplay |
Putten anuncia o jogo sobre uma introdução animada. E sua voz também apresenta cada fase. São elas:
- World War I
- World War II
- Korean War
- Modern Times
- Furture Times
Como em Oh, Shit!, o humor se faz presente! Entre essas fases, há pequenas animações envolvendo pilotos e naves, todas bem cômicas.
Uma das animações entre fases |
Em cada fase pilotamos uma nave diferente e temos inimigos diferentes também. Se alguém viaja no tempo é apenas piloto que encarnamos.
Apesar de aparecer marcação de Plasma e Laser desde o inicio, essas armas só estarão disponíveis nas fases avançadas, a Modern Times e a Furture (trocadilho bem sacado e apropriado) Times.
Há um desenho de naves abaixo da tela de gameplay. Esse desenho vai se apagando gradativamente conforme você vai abatendo inimigos.
Lá no canto superior direto são suas vidas. Se você perde uma, o desenho de naves inimigas "reseta". A fase volta ao inicio, mas a pontuação não.
Marcação de Score |
Quando você perde jogo (Putten também anuncia o Game Over), pode registrar seu score. E a tela e o modo de fazer isso é bem bacana.
Bons gráficos, musica de introdução (Toccata e Fuga em Ré menor, de Bach)*, bons efeitos sonoros e boa jogabilidade.
Parece limitado em relação a o Time Pilot, mas tem seus encantos. É um jogo bem legal.
Vale a pena jogar umas partidas de Time Curb.
Confira o vídeo do nosso amigo Chung (link na ficha).
*Obrigado Adriano Peçanha pela lembrança da obra.
*Obrigado Adriano Peçanha pela lembrança da obra.
Nota: A fase final é fuRture times, com R mesmo. Obrigado Fernando Cunha JR pela observação.
FICHA
- Jogo..............TIME CURB
- Release........AACKOSOFT (1986)
- Sistema........MSX1
- Estilo.............Shmup, Nave Vertical
- Vídeo
Nenhum comentário :
Postar um comentário