MASADA CLASS
Existe um curioso culto no mundo retro chamado ASCII. A ASCII Art é muito bacana e desperta admiração de quem coloca os olhos em uma obra dessa categoria por causa da sua criatividade a toda prova.
Há também os ASCII games. Muitos deles, feitos em maquinas com grande poder de processamento e capacidades gráficas absurdas.
É legal, admito. Mas é mais legal ainda ver joias feitas em computadores modestíssimos. Ah, e como é bom ver jogos como esse Masada Class.
Um Byte de Enredo
Neste jogo você assume o papel de um robô de batalha da classe Masada. Você foi abandonado desativado no espaço depois de uma guerra no século 22. Agora, você é chamado de volta à ação depois de uma invasão alienígena. Como é costumeiro nesses tipos de jogos - você é a última esperança da Terra!
(Detalhes do enredo nas telas ao lado)
Um Byte de História
Este jogo tem elementos e ideias de dois jogos dos velhos arcades.
Um deles é Pleiads. Masada Class usa movimentos predefinidos para as naves alienígenas como em Pleiads, também no final de cada etapa, Masada aciona os propulsores e voa para fora da tela em triunfo.
A outra influência é o Space Cruiser. Masada vôa através do cinturão de asteroides e termina com uma luta final nas bases alienígenas. As crateras do planetoide lançam mísseis em cima do seu robô guerreiro. Você destrói as bases atirando nas crateras de lançamento de mísseis quando as portas estão abertas.
A outra influência é o Space Cruiser. Masada vôa através do cinturão de asteroides e termina com uma luta final nas bases alienígenas. As crateras do planetoide lançam mísseis em cima do seu robô guerreiro. Você destrói as bases atirando nas crateras de lançamento de mísseis quando as portas estão abertas.
(Destaco a variedade de personagens inimigos e os efeitos de destruição)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
2 - Avoid Asteroids - Pegue um atalho através do cinturão de asteroides para alcançar a covarde nave mãe alienígena na sua fuga.
(Aqui você tem três bombas inteligentes para momentos críticos. Elas destroem tudo que está na tela na hora em que são detonadas)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
3 - Pursue Alien Cruise - Ataque a nave mãe alienígena. Ela revidará. Se esquivando de todos os tiros, e acertando a nave muitas vezes, ela vai bater em retirada entrando no hiperespaço.
Você deve ir atrás dela e vai parar na galáxia de origem desses aliens.
(Apenas uma fase de Boss. Destaco as entradas no hiperespaço)
(Mais personagens inimigos e efeitos de destruição)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 5 - Destroy Alien Cruiser - Termine a luta do estágio 3 na casa do adversário.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
6 - Attack Alien Bases - Complete a missão atirando nas crateras que se abrem lançando misseis. É bem difícil salvaguardar-se dos ataques da base.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Conclusão:
Masada Class é um jogo temporão, da década de noventa. Ele se monstra bem avançado em relação há muitos jogos de época para o sistema.
Além de fases diferenciadas, o jogo tem cuidados com efeitos de explosão dos inimigos e do robô, por exemplo.
Conta ainda com telas de transição entre essas fases. Telas de alerta, de animações, de efeitos de propulsores, entrada no hiperespaço, etc...
Tudo isso não é muito comum nos parcos recursos dessa linha de maquinas de Sir Clive Sinclair. Leve em conta que esses jogos normalmente usam apenas 16k - e as vezes, nem isso.
Além de fases diferenciadas, o jogo tem cuidados com efeitos de explosão dos inimigos e do robô, por exemplo.
Conta ainda com telas de transição entre essas fases. Telas de alerta, de animações, de efeitos de propulsores, entrada no hiperespaço, etc...
Tudo isso não é muito comum nos parcos recursos dessa linha de maquinas de Sir Clive Sinclair. Leve em conta que esses jogos normalmente usam apenas 16k - e as vezes, nem isso.
A criatividade e a competência do programador é o que destoa nos jogos de ZX81. Veja a variedades de personagens e efeitos de Masada Class e me diga se não é impressionante.
O ZX81 originalmente não possui chip de som (é possível obter som através de expansões). Eu jogo colocando alguma musica de 8bits para tocar em outro programa.
Agradeço e dedico esse review ao mestre Kelly Murta por me apresentar esse ótimo jogo e, por me socorrer quando tenho dúvidas relativas ao ZX81.
Nota: Eu não fui até o fim do jogo. Caso eu consiga superar o estágio 6 e, se o final tiver grandes surpresas eu atualizarei a matéria.
////Jogo.....: MASADA CLASS |
////Release: Bukster Games (1994) |
////Sistema: ZX81 (16k) |
////Estilo....: Shmups, Nave Vertical |
LINKS & REFERÊNCIAS:
- Bulkster Games (O download do Masada já vem com o emulador Eightyone)
- EightyOne (Ótimo emulador)
- NO$ZX (Outro ótimo emulador. Também tem jogos interessantes no site)
- ZX81 Stuff (Muitas coisas para ZX81)
- ZX81 NEVER DIE (Site do Kelly Murta com muitas coisas para o ZX81 e compatíveis)
Fiquei impressionado com os gráficos desse jogo. Você jogou num TK ou CP nacional? Parabéns pelo review.
ResponderExcluirTecnicamente, em um ZX81 mesmo. Joguei no EightyOne com a ROM do ZX81.
ExcluirO Jader Amorim teve problemas com ROM do TK85. Testei agora e rodou normal, inclusive, com o cheat de 36 naves.
Obrigado pela presença professor Flavio.
Impressionante mesmo, quem programou foi muito cuidadoso. Parabéns pelo artigo.
ResponderExcluirValeu brother.
ExcluirObrigado.
Óia que bacana! Fazer muito com poucos recursos é um grande desafio. Numa outra oportunidade, vou tentar jogar esse jogo, mas a parte gráfica, apenas usando os caracteres existentes ficaram incríveis ^_^
ResponderExcluirOpa. Obrigado pela visita.:)
ResponderExcluirTem mais uma surpresinha de ZX81 que sairá em breve.
Logicamente estarei divulgando nos meios relevantes.
Aguarde.
Abração