PARSEC TI-99/4A |
Você acelera e reduz a velocidade da sua nave em um scroll lateral continuo e moderado. A fluidez não é supersônica.
Na movimentando para cima e para baixo, a fluidez é maior no LIFT 3.
Não altere para LIFT 2, muito menos LIFT 1, pois a movimentação horizontal vai ficar muito truncada, tornando o progresso do jogo quase impossível.
Pode parecer uma deficiência, mas essa questão da movimentação é do engine do jogo.
Lembra vagamente a movimentação da nave do Defender, mas é bem mais truncada e o scroll é muito mais lento.
Mas realmente isso não é um fato de desabono. É um "feature" de Parsec.
Dito isso, saiba que se posicionar em frente ao inimigo e mandar seus lasers neles por si só, já é um desafio. Exige uma precisão de comando bem apurada.
Muitas da vezes, é melhor deixa-los passar.
Falando nos lasers, não abuse pois sua nave se sobre carregará e a explosão será eminente. E o efeito dela explodido, é estilo no Defender também!
Vejamos agora algumas ondas.
Naves vem do espaço acima e se posicionam para o choque com a sua nave. Outras surgem da direta.
Dessa vez , naves maiores surgem na tela (uma de cada vez) "do nada" (provavelmente saídas da camuflagem) tentado se por na mesma direção da sua nave; e quando conseguem te por na mira, ela manda fogo. E o tiro é duplo!
Tem que ser ágil para conseguir mandar o seu laser nela e não ser atingido pelos tiros desta marcadora.
Você tem que acerta-la duas vezes.
Você tem que acerta-la duas vezes.
Naves com outro shape, mas com a formação de ataque quase igual a da primeira onda.
Wave 4 (Dramite ship attack)
Semelhante a segunda onda, inclusive a nave tem o mesmo shape, porem, essa Dramite é mais arisca e agressiva e, o tiro é singular, saindo do centro frontal da Dramite.
Você tem que acerta-la duas vezes. Mais adiante, ainda há a Bynite, que não muda muita coisa em relação as suas "irmãs ITE".
Wave 5 (Alien craft advancing)
Agora nossos atacantes vem por trás (pela esquerda) em forma de disco voadores clássicos.
Chega um certo momento que você vai precisar abastecer.
A voz como sempre lhe dará alerta no momento oportuno e, surgirá adiante o posto, na forma de um túnel estreito, no nível da cidade.
Como na formula 1, depois do abastecimento você segue adiante para a batalha.
Por fim, um classico cinturão de asteroids é anunciado pela nossa querida voz feminina e robotizada.
Superando o cinturão, a cidade muda de cor de forma camaleônica para o verde. É o inicio do nível 2. Completando o nível verde, terá o (3) vermelho.
Conclusão
Realmente um jogaço! Principalmente se consideramos que foi lançado em 1982! Notas:
- Há um shmup de 2003 para Windows chamado Parsec47 que tem muito pouco a ver com o Parsec do TI. Mas é um jogo muito bacana também e que merece uma conferida dos fãs do estilo.
- Paserc47 é um open-source e, em 2004 ganhou versões Linux (AQUI) e Mac.
- O emulador Classic99 já vem com o Parsec no pacote. Para rodar no MESS (emula melhor a voz digitalizada), a imagem do jogo é diferente, você precisa de dois arquivos (lá embaixo no DOWNLOAD).
Eu quase não conheço nada sobre a linha TI, mas esse jogo me impressionou bastante. Obrigado pelo review.
ResponderExcluirEu tive meu primeiro contato com os jogos do TI faz muito pouco tempo.
ResponderExcluirÉ uma das maravilhas desse nosso mundo moderno.
Tem um clássico multiplataformas que na versão TI, fez muito bonito!
Uma das melhores versões! Se não a melhor.
Breve eu pretendo resenhar esse clássico.
Obrigado pela força. :)