Blast Off |
Para minha surpresa, Bosconian teve sua sequencia nos arcades. Mais modernão, orientação diferente (apenas vertical scrolling), mas preserva alguns aspectos do jogo de 1981.
A maquina foi lançada em 1989 com exclusividade para o Japão,
Curiosamente, o jogo começa como na versão do Bosconian para X68000 (lançado em 1988 pela DEMPA), com a nave saindo de uma base espacial ou nave mãe.
Sempre vem ondas de ataque como é de costume dos shmups. Pelos menos, na área 01 de cada fase é assim.
As bases são alcançadas somente depois de passarmos por essas ondas. Nessa primeira fase (1-1), elas são giratórias e lançam projeteis. E ainda são destruídas quando acertamos o núcleo.
Uma voz feminina digitalizada anuncia o alerta (condição). Sendo este outro elemento remanescente.
A condição vermelha ainda é a mais "hardcore".
A condição vermelha ainda é a mais "hardcore".
As armas são intercambiáveis e temos quatro tipos de tiros:
1) Vermelho;
2) Azul;
3) Amarelo;
4) Verde.
Cada um é indicado para uma formação ou inimigo em particular espalhados pelas 06 fases do jogo.
Uma coisa que salta aos olhos são os backgrounds. Todos muito bem feitos!
Além das bases menores (nas fases 01 e 05), existem as bases gigantes que adentramos na área 02 de cada fase. Todas as áreas 02 são porta de entrada e a defesa inicial das seis bases gigantes.
Uma ocorrência fora do comum é que na área 03, os shapes são ampliados!
Vamos destruindo todas as defesas até chegar ao boss.
Quando acabamos com ele, devemos escapar e ir para longe, pois a base gigante explodirá.
E o jogo segue para uma próxima fase nos mesmos moldes:
Uma coisa que salta aos olhos são os backgrounds. Todos muito bem feitos!
Além das bases menores (nas fases 01 e 05), existem as bases gigantes que adentramos na área 02 de cada fase. Todas as áreas 02 são porta de entrada e a defesa inicial das seis bases gigantes.
Uma ocorrência fora do comum é que na área 03, os shapes são ampliados!
Vamos destruindo todas as defesas até chegar ao boss.
Quando acabamos com ele, devemos escapar e ir para longe, pois a base gigante explodirá.
1) Ondas de ataque (área 01);
2) Porta da base (área 02);
3) Interior da base (área 03).
Mudam inimigos, elementos, bases, mas o esquema é o mesmo!
O jogo prima pela excelência em todos os aspectos! Desde os gráficos, som até a jogabilidade.
Só os mais xiitas pelo Bosconian original que talvez não curtam esse shoot'em'up nota 10.
O jogo prima pela excelência em todos os aspectos! Desde os gráficos, som até a jogabilidade.
Só os mais xiitas pelo Bosconian original que talvez não curtam esse shoot'em'up nota 10.
////Jogo.....: BLAST OFF ////Release.: Namco (1989) ////Sistema.: ARCADE ////Estilo....: Shmup, Vertical Scrolling
Links e Referências:
Arcade Museum (Blast Off!) Retro Comparação do Bosconian |
Desconhecia este game e graças ao MAME pude desfrutar esta obra prima =)
ResponderExcluirAndré,
ExcluirPara o retrogamer a Internet é uma fonte quase inesgotável de "velhas novidades".
Alguns dizem que o Japão é a ultima fronteira com seus consoles e arcades obscuros e milhares de jogos antes "confinados" a terra do sol nascente.