Head On |
A engenharia em si é muito simples: Estradas tomam toda a tela. Elas se interligam em alguns pontos e o corredor transpassa de uma para outra recolhendo pontilhados.
A dificuldade e a graça do jogo é que o carro segue apenas em frente, sem manobras. E claro, temos o inimigo que nos "persegue" na direção oposta. É o fator que pode ocasionar uma colisão.
Os efeitos de frear e acelerar caem muito bem! Deve ter contribuído para o sucesso na época.
Head On pode ter sido o primeiro jogo de labirinto / perseguição com recolhimento de pontilhados. Isso mesmo! Lançado em 1979, um ano antes do ícone Pac-Man!
Claro que não se deve comparar a complexidade na programação, apenas friso o fato histórico.
Claro que não se deve comparar a complexidade na programação, apenas friso o fato histórico.
Head On teve varias versões e bootlegs ainda 1979. Recomendo em especial o da Irem no hardware M-15, o da Gremlin e o da Sega, que parecem ser oficiais.
Como jogo primordial e viciante, Head On influenciou muitos outros jogos em varias plataformas. Nem pensei em fazer uma lista. Mas é bem provável que o retro gamer já tenha jogado algum jogo inspirado em Head On!
////Jogo.....: HEAD ON ////Release.: Sega / Gremlin / Irem (1979) ////Sistema.: ARCADE ////Estilo....: Labirinto, Carrinhos
Links e Referências:
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