Solar Fox |
Solar Fox me dá a impressão de que um jogo de tabuleiro foi virtualizado e incrementado.
A animação dos elementos e a ação não me tira essa impressão de jogo físico, de tabuleiro. Talvez pela ação acontecer em grades quadriculadas.
Mas vamos ao panorama deste jogo que influenciou uma gama de outros logo depois do seu lançamento em 1981.
Alias, influencia por influencia, pode ser que o pessoal da Bally Midway teve inspiração em um jogo de Snake (que já foi um refinamento de Blocade, Surround e afins) e foi modificando e adicionando elementos. Vai saber...
O fato é que Solar Fox veio a luz. Permitam-me explicar o que veio a mente...
A animação dos elementos e a ação não me tira essa impressão de jogo físico, de tabuleiro. Talvez pela ação acontecer em grades quadriculadas.
Mas vamos ao panorama deste jogo que influenciou uma gama de outros logo depois do seu lançamento em 1981.
Alias, influencia por influencia, pode ser que o pessoal da Bally Midway teve inspiração em um jogo de Snake (que já foi um refinamento de Blocade, Surround e afins) e foi modificando e adicionando elementos. Vai saber...
O fato é que Solar Fox veio a luz. Permitam-me explicar o que veio a mente...
Em vez de um ponto que a cobrinha pega e vai crescendo, uma nave pega vários itens pela tela para seguir pelos estágios. Porem, não cresce, nem se alonga - ou ganha mais módulos!
Que tal dar poder de fogo a nave? Claro! Por quê não?!? É de conhecimento geral que naves quase sempre atiram no mundo dos video games.
Coloca-se um inimigo em cada canto da tela, indo e vindo, atirando, alvejando nossa nave.
Para melhorar, outros elementos vão surgindo no decorrer do jogo. Como vórtices atordoantes, peças sextavadas com núcleo vermelho (que nos dá pontos), etc...
Os itens que devemos "limpar" geralmente se apresentam em forma de "patterns". Você pode passar com a nave por cima deles ou atirar nos mesmos.
Nossos tiros ainda anulam os tiros inimigos e os vórtices.
Já quando acertamos alguma nave, elas ficam momentaneamente paralisadas.
No inicio de algumas fases, um dispositivo (laranja e azul com antenas vermelhas) surge zanzando pela grade. Se conseguir pega-lo, irá paralisar momentaneamente não uma mas, todas as naves.
Os itens que devemos "limpar" geralmente se apresentam em forma de "patterns". Você pode passar com a nave por cima deles ou atirar nos mesmos.
Nossos tiros ainda anulam os tiros inimigos e os vórtices.
Já quando acertamos alguma nave, elas ficam momentaneamente paralisadas.
No inicio de algumas fases, um dispositivo (laranja e azul com antenas vermelhas) surge zanzando pela grade. Se conseguir pega-lo, irá paralisar momentaneamente não uma mas, todas as naves.
Existem também as fases bônus.
Suposições de influencias a parte, devo dizer que Solar Fox tem bons gráficos, ótimos efeitos sonoros e ótima jogabilidade.
Esses atributos já o credenciariam como um ótimo jogo. Mas o futuro mostrou que Solar Fox foi mais do que um ótimo jogo! Não apenas um clássico, mas um precursor de um estilo, independente das suas influencias!
Veremos isso em outras oportunidades, em outros jogos por outras plataformas.
Por enquanto, resta dizer que a saga de Solar Fox se estendeu em versões C64 e Atari 2600.
Esses atributos já o credenciariam como um ótimo jogo. Mas o futuro mostrou que Solar Fox foi mais do que um ótimo jogo! Não apenas um clássico, mas um precursor de um estilo, independente das suas influencias!
Veremos isso em outras oportunidades, em outros jogos por outras plataformas.
Por enquanto, resta dizer que a saga de Solar Fox se estendeu em versões C64 e Atari 2600.
Veja na segunda parte da matéria.
////Jogo.....: SOLAR FOX ////Release.: Bally Midway (1983) ////Sistema.: ARCADE ////Estilo....: Labirinto, Ação, Tiros
Links e Referências:
Arcade Museum |
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