Bosconian Star Destroyer |
Seguindo a tendência da época, que eram os jogos de nave e tiro
(Shmup), a Namco lançava em 1981 outro clássico dos arcades.
Jogando BOSCONIAN
A
nave se move em todas as direções e tem armas atirando tanto na
dianteira quanto na traseira.
Temos um radar como no Rally-X. Acima
dele, os alertas. O verde é que tudo está tranquilo. O amarelo diz que
tem algumas naves por perto que não se importarão em colidir com você. O
vermelho (Formation Attack) anuncia uma formação que irá te perseguir com mais
afinco.
Também temos minas e asteroides pelo espaço afora. Podemos destrui-los ou nos esquivar.
Também temos minas e asteroides pelo espaço afora. Podemos destrui-los ou nos esquivar.
O
objetivo é destruir as Estações Espaciais pelos rounds do gameplay.
As
estações tem pontas arredondadas que podem ser destruídas. Para
aniquilar alguma estação de uma de vez, miramos nas entradas que levam ao núcleo central.
Seja hábil no comando da sua nave. Assim, você se
esquiva e atira na esquadra inimiga.
Basicamente temos dois tipos de naves inimigas.
Uma é em forma de delta, e a outra é tipo caça. Elas variam nas cores.
Há uma terceira nave, que sempre se apresenta em verde e amarela***, aparecendo esporadicamente e sozinha.
As estações também soltam tiros e misseis para cima da sua nave. Destruindo todas as estações vamos conquistando mais rounds nesse ótimo arcade.
As estações também soltam tiros e misseis para cima da sua nave. Destruindo todas as estações vamos conquistando mais rounds nesse ótimo arcade.
As extremidades da tela no gameplay são como um portal para a extremidade oposta, causando o efeito "looping".
Concluindo
Os efeitos sonoros são ótimos, a musiquinha de introdução é climática e a jogabilidade flui suavemente. Além disso, Bosconian fascinava pela boa definição dos shapes, por ser um shmup criativo e, pelas vozes sintetizadas.O "Blast Off!" iniciando a missão marcou a memoria de muita gente. Há outras vozes quando há variação do status de alerta.
É estranho Bosconian não ter se proliferado por outras retro plataformas. Mas assim foi com o cultuado Rally-X, assim foi com o Bosconian!
Versão MSX |
E não há muito a dizer além do óbvio... tudo que já foi dito nas matérias das versões de Pac-Man MSX e Rally-X para MSX se aplicam aqui!
Há somente a digitalização do "Blast Off!" nessa versão.
Em resumo, uma versão mais limitada, porem, bem fiel a original e que divertiu muito os usuários de MSX.
***No MSX essa nave é apenas amarela e, é anunciada como espiã.
Se deixarmos a nave espiã escapar, ela desencadeia uma "Condition Red"(Condição Vermelha), que é uma situação pior do que a Formation Attack!
Enquanto na Formation Attack basta acertar o líder (em cores diferentes em cada versão) para dispersar a esquadra, na Condição Vermelha um completo caos é instaurado, ficando muito difícil manter a nave intacta.
Agradeço ao Emil pela lembrança desse importante detalhe. Ele ainda dá dicas "sujas" ali no primeiro comentário.
Visite o blog do Emil aqui: MSX OUTER HAVEN
Versão SHARP X68000 |
Diferente da versão Rally-X para o computador da Sharp, a versão de Bosconian tenta se distanciar um pouco da versão arcade.
O visual é Bosconian, mas ganha contornos mais próximos de 16bits. Digo próximos, pois acredito que essa versão seria possível para MSX2/MSX2+.
A parte sonora também ganha características mais modernas.
No começo já é mostrada uma diferença. Nessa versão temos uma base! Decolamos da nossa base para atacar as estações inimigas! Não surgimos do nada no espaço.
A disposição das estações inimigas também é diferente. Começamos com apenas uma estação no round 01. Uma colher de chá bem coerente, pois eu achei um pouco mais difícil de detonar de uma vez as estações nessa versão.
Pouco mudou em essência. Mas o que mudou criou uma interessante versão. Na minha opinião, melhor que o Rally-X X68000.
Em 1987, a Mastertronic resolveu homenagear o clássico da Namco - e preencher uma lacuna - lançando Bosconian 87 para ZX-Spectrum, Amstrad CPC e C64. Essas versões de Bosconian 87 se assemelham com o original e entre si, ao mesmo tempo em que são diferentes em alguns aspectos.
Quem sabe falaremos sobre Bosconian 87 em outra oportunidade?
Quem sabe falaremos sobre Bosconian 87 em outra oportunidade?
////Jogo.....: BOSCONIAN STAR DESTROYER ////Release.: Namco / Dempa (1981-84-88) ////Sistema.: ARCADE - MSX1 e X68000 ////Estilo....: Shmup, Perspectiva Multidirecional
Links e Referências:
Arcade MuseumArcade Museum (Blast Off!) VÍDEO Bosconian X68000 Bosconian X68000 no Gamedbase VÍDEO Bosconian MSX ROUND 09-12 Mais sobre o Bosconian 87 |
Excelente post, excelente jogo.
ResponderExcluirFaltou citar que o "condition red (Formation Alert)" ocorre quando o jogador deixa escapar a nave espiã (amarela no MSX).
Isto cria um efeito muito interessante, trazendo múltiplos desafios ao jogo:
destruir / desviar de asteróides
destruir naves inimigas
destruir as formações para ganhar bônus, deixando o caça vermelho por último (o vermelho é sempre o líder, ao destruir o vermelho a formação se dispersa)
destruir as naves inimigas
e obviamente destruir as estações, se possível pelas "bordas", deixando o centro por último, para ganhar mais bônus!
:-D
Brother,
ExcluirVocê tem razão. Eu tive pouco tempo de jogar Bosconian depois que comecei a escrever. Sempre escrevo, jogo e recomeço escrever e a jogar.
Ainda vou revisar e colocarei umas notas com seu crédito.
Obrigado e abração.
2020 Here !!!
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