Retro Games Revival: Spectron - Coleco, Spectravideo (1983)

23 de jun. de 2015

Spectron - Coleco, Spectravideo (1983)

Um jogo que tem algo de  Space Invaders  e algo de  Demon Attack. Coloca aí um background (muito colorido) de uma base espacial em algum planeta com uma lua ao fundo (ou seria a Terra em algum futuro possível?). Agora uns toques originais(?) para diferenciar um pouco e... voia la!  Temos então:  Spectron.

A formação é mais ou menos como em Space Invaders, só que em três fileiras ao invés de quatro. Os inimigos lembram um pouco alguns dos "invaders" originais também, só que com shapes animados e multicoloridos.

Alguns dos inimigos dão uma "pirada" como em algumas fases do Demon Attack. Aquelas  nas quais atiramos nos demônios alados e estes se dividem em dois  e, o sobrevivente se torna errático, irregular e mortal.
Um cruzador passa vez por outra acima dos batedores, como em Space Invaders. Um cruzador verde, rosa con tons amarelo.
 
Alias, quando algum batedor está "possesso", ele é verde e rosa e vem freneticamente "sambando" e disparando.

Temos barreiras, porem não podemos atirar através delas. 
Nossos tiros não podem destrui-las, só os invasores podem fazer isso com seus tiros. As vezes eles chegam em cima da barreira como em Pleiads, mas não percebi a desmontagem da barreira sem os tiros.

O nosso campo de ação (área amarela) nos permite subir até um patamar.   Isso faz sentido, pois depois da terceira onda os invasores chegam no limite inferior do nosso campo.
Então podemos nos esquivar. 

Só que quando eles chegam lá em baixo, mesmo você escapando, eles deixam uma marca e sobem retornando para a formação.
Acredito que a nave deixa um alien na base. O fato é que quando toda área amarela inferior for marcada perdemos o  jogo. Mesmo ainda  tendo naves reservas no hangar.


A jogabilidade é muito boa, mas creio que o que mais me atraiu foram os shapes multicoloridos e os efeitos sonoros simplórios que estão por todo jogo. Muito legal!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...