Super Space Acer |
Shmup homebrew bem legal e com um histórico interessante.
Jogo que traz a estreia de mais dois sistemas aqui no Retro Games Revival.
Abertura no TI |
Super Space Acer foi lançado inicialmente para o TI-99/4A (da Texas Instruments), depois da era dourada (era comercial), em 1991, mas seu desenvolvimento vem desde 1989.
A formula é amplamente conhecida. Duvido que tenha muitas peculiaridades - se é que tenha algum fator inédito na dinâmica.
A sua nave se move em todas as direções, mas os tiros também vem em cima dela por todos os lados. Em retaliação você atira em quem aparecer pela frente. Com a destruição dos inimigos, vem power-ups para escudos e armas diferentes.
Abertura no Coleco |
A sua nave se move em todas as direções, mas os tiros também vem em cima dela por todos os lados. Em retaliação você atira em quem aparecer pela frente. Com a destruição dos inimigos, vem power-ups para escudos e armas diferentes.
Destruindo uma onda, aparecerá um boss. Passando por ele, sua nave aciona os foguetes e parte para o próximo estágio.
O acréscimo de inimigos e dificuldades vai se ampliando, até completar cinco estágios.
É basicamente esse o esquema de Super Space Acer.
O jogo apresenta gráficos muito bons, com shapes grandões, uma música melancólica e uma jogabilidade razoável; um pouco lenta na verdade.
O fator interessante no histórico do SSA passo a relatar agora.
Em 2009, o autor Mike Ward (Brent) fez a versão COLECO VISION e começou a implementar melhorias para essa versão.
Até 2011, a versão Coleco teve otimizações. Mas essas melhoras ainda devem ser acrescentadas também a versão TI.
A versão Coleco tem gráficos melhores e melhor jogabilidade. Mas comparar MESMO as duas versões seria injusto. Afinal, a versão TI ainda não teve as implementação.
Uma das coisas que acho legal nesse shmup é que você não precisa se tornar o ás das manobras e tiros. Não é um jogo super difícil. Pelo contrário! Ele vai ser fácil para um bom numero de gamers.
O que particularmente (obviamente para mim), já é um belo atrativo para ficar jogando ele até terminar. Pelo menos, eu creio que o farei.
Mais um retro game com história curiosa nesse pequeno mundo surpreendente.
Espero que ainda tenham linhas a serem escritas para mais esse bom jogo de nave e tiros.
Uma das coisas que acho legal nesse shmup é que você não precisa se tornar o ás das manobras e tiros. Não é um jogo super difícil. Pelo contrário! Ele vai ser fácil para um bom numero de gamers.
O que particularmente (obviamente para mim), já é um belo atrativo para ficar jogando ele até terminar. Pelo menos, eu creio que o farei.
Mais um retro game com história curiosa nesse pequeno mundo surpreendente.
Espero que ainda tenham linhas a serem escritas para mais esse bom jogo de nave e tiros.
E que continuem surgindo nos dias de hoje retro games do estilo!
Long Live to the Old Skool Shmup!
////Jogo.....: SUPER SPACE ACER |
////Release: Mike Ward (Brent) (1989-1991-2009) |
////Sistema: TI-99/4A e COLECO VISION |
////Estilo....: Shmup, Nave Vertical |
LINKS & REFERÊNCIAS:
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