(Se alguém souber de algum jogo antecessor ao CoM, nos informe)
Um pouco da história
A
história de Caverns of Mars começa em 1981, quando o então estudante Greg Christensen
compra um Atari 800 e durante seis meses desenvolve o jogo. Com o jogo pronto, Greg envia CoM para Atari Program Exchange (APX).
CoM é vitorioso, o jogo mais bem sucedido do APX, e Greg foi muito bem pago.
A Atari percebe o potencial e assume de vez o jogo.
CoM sai inclusive em cartucho. Um homebrew como produto oficial da Atari.
Ainda em 1981, teve o Carverns of Mars II, mas este é um jogo muito diferente, horizontal.
CAVERNS OF MARS II |
Sabe o que fiz? Dei um rotate e reconfigurei os direcionais do Vanguard. E ainda assim, fica super diferente! Somente seria do mesmo estilo, o up to down.
Porem, isso foi apenas um estratagema que empreguei com as facilidades que a modernidade nos permite.
Acho que o pessoal confunde Caverns of Mars com o Carverns of Mars II. O Cavern of Mars II tem mais a ver, mas mesmo assim, mesmo tendo a mesma orientação, é bem diferente de Vanguard.
Vanguard atira em todas as direções, e tem um botão para cada uma delas. É um jogão único em muitos sentidos.
Cavern of Mars II seria melhor comparado ao Cosmic Avenger (Universal) e ao Super Cobra (Konami). Mas ao que parece, Greg Christensen queria mesmo fazer um Scramble (Konami) para Atari desde o inicio.
Acredito que por alguma razão ele fez um "beta-prototype" em up to down vertical scrolling e ficou mais interessante do que ele pretendia.
Ainda bem que o pessoal do inicio dos anos oitenta gostou do jogo.
Enredo
Frotas marcianas cercam o planeta Terra e exigem a sua rendição!
O IV Alto Comando da Terra sabe que seu lutador espacial, o HÉLICON VII, é única nave equipada para invadir a sede marciana no fundo das cavernas.
Jogando
Sua missão - quase kamikaze - é invadir as bases aliens situadas em profundas cavernas verticais cheias de sinuosidades.
O comando da Hélicon VII é multi direcional, e o scroll descendente é continuo.
Além de se preocupar com as sinuosidades traiçoeiras, você deve atirar nos alvos estáticos pelo caminho. Dê sempre preferência ao precioso combustível alien.
Além de se preocupar com as sinuosidades traiçoeiras, você deve atirar nos alvos estáticos pelo caminho. Dê sempre preferência ao precioso combustível alien.
Depois de um ponto, as sinuosidades terminam e sua presença é detectada e rechaçada com uma onda de foguetes e naves com combustível.
Vale dizer que dependendo do nível que você escolhe (indo desde Novice, Pilot, Warrior até o Commander), o jogo se torna mais difícil, longo, com mais setores e obstáculos como campos de força oscilantes, por exemplo.
Vale dizer que dependendo do nível que você escolhe (indo desde Novice, Pilot, Warrior até o Commander), o jogo se torna mais difícil, longo, com mais setores e obstáculos como campos de força oscilantes, por exemplo.
Passando por eles, conquistará a parte mais profunda.
Vá velozmente - antes que o combustível acabe - até um núcleo e ative a bomba relógio. E então, revertendo para down to up, terá apenas 30 segundos para aplicar suas habilidades evasivas para sair com a Hélicon VII da base e retornar a superfície do planeta vermelho, onde finalmente são e salvo poderá saborear a doce sensação da vitória com tudo na caverna abaixo sendo detonado.
De 1981 até 2006 e, ainda homebrew
Em 2006, o ATARI 2600 ganhou uma versão do jogo. Mudam os gráficos, adaptados para o estilo 2600. Mas é o mesmo jogo em essência. Tem a mesma boa jogabilidade e bons efeitos.O nome também mudou na versão 2600. O jogo foi renomeado para Conquest of Mars e... ficou mais hardocore! Sim! É bem mais difícil jogar essa versão, mesmo que seja no modo Novice.
Uma coisa legal nessa versão de John W. Champeau (que também fez o Lady Bug para 2600) é que temos um CONTINUE... e nem gastamos fichinhas para continuar.
Conclusão
Posso ter me alongado, mas acho que esse jogo é super importante e super divertido. Não poderia escrever sobre ele de forma superficial. Ele é uma referencia básica, e farei reviews de outros jogos calcado nesse review de Caverns of Mars.
Há mais coisas a dizer de Greg Christensen e up to down vertical scrolling. Mas isso fica para futuros reviews.
////Jogo.....: CAVERNS OF MARS / CONQUEST OF MARS |
////Release: Atari / Greg Christensen / John W. Champeau (1981- 2006) |
////Sistema: ATARI 8bits e ATARI 2600 |
////Estilo....: Shmups, Top To Down, Nave Vertical |
LINKS & REFERÊNCIAS:
- Caverns of Mars na Wiki
- Caverns of Mars na Moby Games (descrição e mais telas da versão 2600)
- Conquest of Mars na Atari Age
- Scramble no Game Database
- Super Cobra no Game Database
- Cosmic Avenger no Game Database
Nenhum comentário :
Postar um comentário