Retro Games Revival: 05/01/13

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1 de mai de 2013

Rally Fever

RALLY FEVER
Inspirado no Rally Driver e pela disputa nos fóruns da WoS, Dave Hughes fez esse ótimo Rally Fever.

É simples como a inspiração, mas os controles são menos sensíveis, mais precisos. 
O scroll é mais rápido,  e a direção é oposta, ou seja, na vertical acima.

Os cenários mudam de cor conforme o progresso. Vão do azul ao vermelho, magenta, ciano, amarelo  até o branco.

Mesmo sendo simples e, usando os trunfos de Rally Driver, esse Rally Fever é bem feito pra caramba! Nadinha crappy game. Mas foi a partir de um bom (de no bom sentido) crappy é que surgiu esta pequena pérola.

Mais uma vez, obrigado ao Alexandre Colella pela dica. Muito boa dica por sinal.


////Jogo.....: RALLY FEVER
////Release.: Dave Hughes (2013)
////Sistema.: ZX SPECTRUM
////Estilo....: Carro, Ação

Links e Referências:

Retro Games Revival

Rally Driver

Jogo indicado pelo amigo Alexandre Colella.  A indicação se deu pela ocorrência de alguns fatos no fórum do World of Spectrum.

É o seguinte. Esse jogo foi "descoberto" por Dave Hughes, que "viciou" e propagou esse vicio entre os usuários do fórum.

A ideia de Rally Driver é simples e eficaz. Na visão aérea do jogador, guiamos um carro na vertical e descendo. Simplesmente desvie das sinuosidades da pista e vá o mais o longe possível. Qualquer saída da pista, você explode e acabou! 

Como assim acabou? É isso mesmo! Bateu, você recebe seu score, escreve o nome e começa novamente outra partida. Ou, um outro amigo começa a partida dele e vocês disputam um "rally".

E os grandes trunfos de Rally Driver são esses:  o progresso dinâmico e a superação! 
Seja essa superação sobre um amigo ou, uma auto-superação.

No fundo, o jogo é o que se classifica como "crappy game". Mas este é um bom exemplo de que, nem sempre se precisa de uma super produção para uma boa diversão. 
Em muitos casos, jogos simples, as vezes com gráficos toscos são muito atrativos, pois conseguem divertir com boa(s) e ideia(s) e uma boa jogabilidade.

O controle do carro é hiper sensível. É meio complicado de jogar, mas o povo vai longe. Veja aqui: Rally Driver Hi-Score Challenge!!!

E o mais legal é que o Dave Hughes ficou tão animado que se inspirou e criou o Rally Fever.

Obrigado ao Alexandre Colella pela dica.

  FICHA
  • Jogo..............RALLY DRIVER
  • Release........MICRO MART SOFTWARE / DAVID FALCON (1984)
  • Sistema........ZX SPECTRUM
  • Estilo.............Carro, Ação


Monster House

Relativamente recente, esse jogo (feito pelo japonês H. Kobo) me lembrou logo de cara o Majikazo da Limonize, pois também é sobre um mago em um labirinto enfrentando monstros. Porem, tem uns toques de outros jogos, o que o tornou bem diferente.

Passando pelo labirinto (simples, estilo Armored Car) você tem que trocar as cores, e faz isso naturalmente, enquanto percorre o trajeto, como em Crush Roller e Turbomania.

Você pode esbarrar com os monstros e, então perderá uma vida.  Você deve se esquivar das criaturas, mas você tem o poder de lançar um feitiço em forma hexagrama circundado que os transformarão em itens variados. Podem ser frutas ou algum power-up.

Completando a alteração de cor do labirinto todos os monstros se transformam em itens. Se apresse, pois o tempo para recolher esses itens é curto. Depois aparecerá a tela com resultado do que você conseguiu e você pode começar a próxima fase.

Até onde eu joguei, as únicas fases diferentes, são umas nas quais um mago inimigo manda um feitiço em forma de monstro de fogo para te perseguir. Esse mago some e aparece por todo e qualquer canto do labirinto.

O jogo é caprichado em muitos aspectos! Tem uma musiquinha muito boa, bons efeitos sonoros e  bons gráficos.
A jogabilidade é apenas razoável, com a movimentação um pouco truncada. Quase certo  de ser MSX-Basic.

Mas o grande problema é que não tem muita variação. Tende a enjoar fácil. 
Mesmo assim, vale uma conferida. Eu mesmo acabei indo longe. O que prova que o jogo prende um pouco a atenção.

Monster House no site do Konamito
Jogos do Hiroshi Kobo no site do Konamito: AQUI NESSE LINK

FICHA
  • Jogo..............Monster House
  • Release........H. KOBO (2011)
  • Sistema........MSX1
  • Estilo.............Labirinto, Onescreen, Ação
 



Quinch

Jogo que merece uma divulgação entre os fãs de estratégia. Quinch é um bom jogo (obra do holandês Rob Juurlink), mas pouco conhecido mesmo entre os usuários de MSX.

Para se divertir quebrando a cabeça com Quinch, comandamos um garoto simpático de boina vermelha que recolhe maçãs verdes pelas telas. 

Os elementos (delimitadores) que forçarão o jogador a pensar são setas. 
Temos setas brancas, as quais passamos normalmente, se seguirmos a direção indicada. 
E também temos setas amarelas. Por essas, só poderemos passar de posse das chaves amarelas. 
Nos dois casos, não se pode ir contra a indicação da seta.

O resto, é botar a cuca para funcionar afim de fazer uma rota correta a cada fase.

Alias, um fator que me agradou, é que não colocaram uma dificuldade grotesca para fritar os miolos do jogador. E há facilidades para "apegar" o jogador"
Errou? Tecle Space e reinicie a fase. 
Parou? Tem que sair? Anote a senha e continue na mesma fase em uma outra hora.

Os gráficos são simples e muito bons. O som é em MSX-Audio (FM), uma musica simples.
A jogabilidade é boa, apesar de me parecer um jogo em MSX-Basic (a movimentação do carinha não é a mesma do ligeirinho), fica ideal para esse tipo de jogo.

Experimentem um homebrew já com seus vinte poucos anos, porem, com sabor de novidade... Ao menos foi para mim.

Generation-MSX
Download: NitroROMs

FICHA
  • Jogo..............QUINCH
  • Release........MSX CLUB OVERIJSSEL/ DRENTHE (1992-93)
  • Sistema........MSX2
  • Estilo.............Estratégia 
  • VÍDEO
 

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