Intro MSX |
Ned estava pra curtir com sua gata - a Linda - dentro do seu carango estacionado
em algum lugar tranquilo e um pouco afastado da cidade.
Eis que derrepente um raio atinge o carro e surge uma sombra aterradora que pega a Linda.
O trevoso diz que vai assumir as rédeas desse mundo mortal com seu exercito de monstros zumbis.
Eis que derrepente um raio atinge o carro e surge uma sombra aterradora que pega a Linda.
O trevoso diz que vai assumir as rédeas desse mundo mortal com seu exercito de monstros zumbis.
Ned é um nerd representante da nova era. Esqueça aqueles fracassados dos filmes americanos dos anos oitenta que apanhavam dos fortões e eram esculachados por todos.
Mas isso você percebeu, não é? Ele tem um carango e uma gata! E com nosso protagonista o buraco é mais em baixo, o bicho pega!
Mas isso você percebeu, não é? Ele tem um carango e uma gata! E com nosso protagonista o buraco é mais em baixo, o bicho pega!
Gameplay MSX |
Logo no começo, na floresta infestada de zumbis monstros, agente já percebe que Ned é o cara! O "quatro olhos" tira onda com um desempenho de atleta. Pula, corre, agacha e atira. E como ele é cabeção, calcula cada ação (se você virar um bom jogador, lógico).
O cenário é continuo. Você segue pela direita, e o que passou, fica pra trás. Então, ou você destrói, ou desvia dos zumbis monstros. E assim vai - como em muitos jogos - até encontrar o chefe da fase.
Bela tela de apresentação do Speccy |
Invasion of the Zombie Monsters é mais uma pérola retro de um tempo recente. O jogo mostra que um MSX 1 poderia ter um Ghost'n Goblins bem perto da versão Arcade e, não apenas um Demonia (apesar que eu gosto do Demonia)!
No Speccy a comparação com Arcade fica um pouco distante. Mas nem por isso essa versão deixar de ser uma obra prima também.
Uma Intro do Speccy |
Gameplay Speccy |
A versão de IOTZM MSX é soberba. Mas a do Speccy é muito boa!
Aqui sempre temos que ter em mente a limitação de hardware para analisar os jogos. E acho que a Relevo fez o que podia. E fez muito bem! Pois apenas o scroll é meio lento. De resto, é tudo soberbo também!
Então dou nota dez em tudo nas duas versões. E babo dizendo que IOTZM é top 10 de todos os tempos (minha opinião particular)!
Aqui sempre temos que ter em mente a limitação de hardware para analisar os jogos. E acho que a Relevo fez o que podia. E fez muito bem! Pois apenas o scroll é meio lento. De resto, é tudo soberbo também!
Então dou nota dez em tudo nas duas versões. E babo dizendo que IOTZM é top 10 de todos os tempos (minha opinião particular)!
O grande problema de IOTZM é a dificuldade. Desanima se for jogado na maquina real. É bom treinar nos emuladores com save state para ficar fera antes de iniciar nas maquinas reais e desistir logo. Bom, isso é com cada um.
Não há muito o que falar da versão Amstrad CPC, além do óbvio. Ela é um presente para os usuários dessa maquina, e a versão só difere um pouco nos gráficos, pois eles não ficam tão bem definidos. Mas isso é característica do Amstrad CPC. De resto, é o mesmo jogão com uma nova e ótima tela de carregamento feita por David Donaire.
Bem, esse jogo teve a capitania de Jon Cortázar, mas ele contou com uma equipe, principalmente quando o jogo mirou em outras plataformas.
Esquema profissional! Tudo como nos bons e velhos tempos em pleno 2013.
Matéria atualizada em 24/05/2013
Não há muito o que falar da versão Amstrad CPC, além do óbvio. Ela é um presente para os usuários dessa maquina, e a versão só difere um pouco nos gráficos, pois eles não ficam tão bem definidos. Mas isso é característica do Amstrad CPC. De resto, é o mesmo jogão com uma nova e ótima tela de carregamento feita por David Donaire.
Bem, esse jogo teve a capitania de Jon Cortázar, mas ele contou com uma equipe, principalmente quando o jogo mirou em outras plataformas.
Esquema profissional! Tudo como nos bons e velhos tempos em pleno 2013.
Deixo aqui os créditos mais relevantes (sem trocadilhos):
- Direction, main code and gfx - Jon Cortázar
- Storyline and scenarios - Kepa Cortázar, Jon Cortázar
- Character design - Sergio Martínez, Jon Cortázar, Kepa Cortázar
- Illustration artist - Sergio Martínez
- Additional MSX code - Eduardo Robsy
- Additional ZX code - Javier Peña
- WYZPlayer created by Jose Vicente Masó
- Music composed by Gominolas
- SFX and rearranges Jose Vicente Masó
- CPC Support - Augusto Ruiz, David Donaire, Mauricio Muñoz
- CPC Loading screen and loader - David Donaire
RELEVO Videogames
Invasion of the Zombie Monsters na RELEVO
Invasion of the Zombie em cartucho na MATRA
FICHA
- Jogo..............INVASION OF THE ZOMBIE MONSTERS
- Release........RELEVO (2010-2013)
- Sistema........MSX1 - ZX SPECTRUM e AMSTRAD CPC
- Estilo.............Plataforma, Ação, Pulo, Tiro
- Vídeo 1 Vídeo 2
Achei este jogo sensacional no MSX.
ResponderExcluirFiquei surpreso com a qualidade, scroll, técnicas de uso de gráficos etc.
A Relevo superou as restrições do MSX 1. Impressionante.
Concordo, nota 10!
T+,
Emil
Emil,
ResponderExcluirEu ainda vou tirar um dia pra jogar IOTZM até o fim.