Retro Games Revival: Mr Postman

9 de nov. de 2012

Mr Postman

Mr Postman
Mr Postman foi meu primeiro cartucho. Ele vinha com o Supergame, um Atari clone da CCE.
Tentando chegar a arvore
O que dizer dessa simplória e divertida lembrança da infância? Direi que eu amava aquele joguinho! Que me importa se é simples, tosco e sem noção?? 
Eu também amava meu Telejogo Philco, que ficou meio que engavetado depois que fui conseguindo mais cartuchos para minha nova peça de admiração e diversão.

Mas falando do primeiro joguinho de muita gente da época, Mr Postman é um carteiro que enfrenta percalços na tentativa de cumprir a nobre função de sua profissão. Fim da sessão de história pois terei muito o que escrever desse gamezinho simples.

Na primeira fase, o carteiro deve seguir um trajeto a direita, desviando do ataque de uma águia gigante até alcançar uma árvore. 


Até aí nada demais, certo?!? Pra mim não tem nada certo nisso. Pois Mr Postman não é um carteiro humano, mas um pombo correio!?! 
Eu jurava que ele era um ursinho coala (tá; eu sei que coalas são marsupiais, mas agente chamava de ursinho na época).  
Como pode um pombo correr no chão ao invés de alçar voo? E parecer um coala?!?  Quem sabe o pombo teve as asas cortadas, mas... coalas nem são rápidos. Quem dera para correr. Eles são muito lerdos, quase como bichos preguiça. Enfim... deixa pra lá. 

Fase 2. A única com níveis de dificuldade
Desviando do ataque horizontal da águia, chegamos a árvore e o pombo-coala-carteiro tem que escalar até o topo com muito cuidado, pois a águia desfere ataques verticais também (repare no tiro amerelo lá tela 1). Alias, sabe-se lá o que a águia lança na vertical. Na horizontal dá pra usar a imaginação... 

Prosseguindo. Chegando ao topo, o  herói tem seu momento Tarzan. E como não poderia? Sendo ele um pombo-coala-carteiro, tudo é possível meu amigo.

O domador
Dá árvore para o cipó, do cipó para o lombo da águia. Nosso poderoso protagonista se esquiva dos ataques e subjuga seu inimigo. 

Assim chegamos ao fim da fase um. Fase essa que é meio difícil de categorizar.

Na fase dois temos as nuvens como estraga prazeres. Elas tentarão nos detonar com granizos e raios. 
Mas a outrora desafeto águia gigante, é agora aliada! Assim como um homem domando um corcel selvagem, o pombo e a águia são agora quase uma simbiose. 
Que lindo! Ou seria bizarro? Pois agora somos um pombo-águia-gigante-coala-carteiro. Soma aí que quando o cara é atingido ele fica parecido com um coelhinho.
Chegamos ao endereço

Usamos agora os tiros da águia pra acabar  com os granizos e... as águias(?) acima?!? Bem, sei lá se são águias ou OVNIs(?) do Demon Attack
O resumo da opera é que você  tem que atirar em tudo e em todos enquanto se esquiva dos raios e dos granizos.
Vale dizer que essa é única fase que tem três níveis de dificuldade.
Reparou que nessa fase o jogo migra pra um shmups?

Na terceira fase o cenário muda novamente. Estamos numa cidade, as suas ruas como labirinto, temos que tomar cuidado para não esbarrar em nada até chegarmos no endereço de entrega.
Feito isso, é hora do repeteco. Vamos começar tudo de novo?

Faltou dizer que temos um tempo para completar nossa missão.  Essa talvez seja a coisa mais sensata do jogo.

A associação ao coala no imaginário popular (daqui da minha região, pelo menos) talvez se deva a um anime ou cartoon de um coala que passava na TV lá nos anos oitenta.

De coala para coelho numa cagada de águia
Mr Postman tem os gráficos toscos do Atari e, a tosqueira e bizarrice  vão muito além dos gráficos, como ficou evidente nesse review. 
Os efeitos sonoros são muito bons! Tem até uma musiquinha na fase três.
A jogabilidade é boa. O jogo, relativamente fácil. 
  
Pra quem conheceu, vale a pena relembrar. E vale um confere pra quem não conhece.  
Não tem compromisso de longas horas jogando.

////Jogo.....: MR POSTMAN
////Release: Bit Corp (1983)
////Sistema: ATARI 2600
////Estilo....: Ação, Pulo, Shmup, Labirinto

Gameplay por de Paula



Links e Referências:
Atari Guide
AtariAge 
Review na revista Jogos80
Jogos 80 edição 09 (download) 
Baú de Jogos (download e pseudo review)


6 comentários :

  1. O nome do desenho era "COALA-BALA", passava no saudoso BALÃO MÁGICO, em casadinha com o desenho de um lince que vivia às voltas com um caipira caçador, o "CASCA-GROSSA".

    ResponderExcluir
  2. Tião,
    A sua lembrança do nome exato me fez ganhar o dia.:D
    Tem uma Sessão Retro com Coala Bala Show!
    http://www.youtube.com/watch?v=Z4d7hRNfOQo

    Valeu me camarada!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, acho que esse passarinho da caixa é uma das lembranças mais remotas da minha infância!!! Foi copiando ele que aprendi a desenhar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, muito legal seu pequeno relato.:)
      É interessante como coisas simples podem nos dar uma direção importante.
      Abraço

      Excluir
  4. http://www.atariguide.com/c10/Mr__Postman_1081.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jason. Muitos (até artistas ligados aos games) não abrem mão do "ursinho carteiro" no imaginário criado por Mr. Postman. :)

      Valeu pelo feedback.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...