Retro Games Revival: Subtera Puzlo

12 de ago. de 2013

Subtera Puzlo

Subtera Puzlo
Puzzle de ação muito variado, com muitos clichês do gênero, mas são exatamente estes que fazem a alegria dos fã do estilo (eu por exemplo) tamanho entretenimento que proporcionam. Não é verdade?












 
Subtera Puzlo foi o terceiro colocado da Amstrad CPC 16KBs ROM Game Development Competition 2013. Eu votaria nele para um segundo lugar!

 












Temos um buggy (yeah!) e pelas varias e inusitadas telas vamos recolhendo moedas (itens redondos com um detalhe interno). 
Temos também que recolher a chave para abrir uma fechadura que protege o portal para próxima tela.   
Temos um tempo curto para resolver essas tarefas e, inimigos e obstáculos. 

Como na maioria dos jogos do estilo, a observação e percepção leva a solução das fases. Como já havia dito, há muitos elementos inerentes ao gênero. Setas orientadoras (que também servem para barrar a contra mão), pisos quadrados (e listrados) com a mesma função, chaves para ativar e desativar campos de força, inimigos (bolas e carros), etc... 

A cada fase, o cenário e o carro ficam com uma cor apenas (menos o painel inferior com as marcações), mudando apenas os tons. 

Subtera Puzlo tem continue e senhas para as fases. Acho que todo puzzle deveria ser assim.

Os gráficos são muito bons e a jogabilidade é boa. 
A musica é apenas na tela de abertura / configuração, mas vale a pena esperar para ouvi-la inteira, pois é bem interessante. Os efeitos sonoros também são bons.

Nota: Há uma versão menos retro, menos psicodélica para Nintendo DS. 
  1. Confira as infos e download dessa versão na PDROMs.
  2. Veja o vídeo dessa versão no YT.

////Jogo.....: SUBTERA PUZLO
////Release.: EgoTrip & Redbox (2013)
////Sistema.: AMSTRAD CPC
////Estilo....: Estratégia, Ação

Links e Referências:
DOWNLOAD
16Kb Compo 2013

2 comentários :

  1. Po, gostei pra caramba, meio Rally-X, meio Gauntlet, gostei.

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  2. Realmente esse é muito legal.
    Pena que o EgoTrip se decepcionou com AGD CPC e o Lab Escape ficou no "ensaio".
    Apesar dos bugs no Lab Escape (culpa do AGD), eu acho que "caberia" mais levels no projeto.

    Mas vou ficar no aguardo do outro projeto (que não sei se será com AGD).

    Valeu pela vista Carlão.

    ResponderExcluir

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