Retro Games Revival: Gamma Goblins - Apple ][ - (1981)

20 de fev. de 2014

Gamma Goblins - Apple ][ - (1981)

Gamma Goblins
A versão original de  Gamma Goblins para Apple ][ disfarça esse shoot'em'up vertical em uma viagem pelo sistema circulatório. Não vou me alongar nesse enredo com um que Fantastic Voyage estrelado por viróides, linfóides, corpúsculos e afins.

A versão do TK2000 lançada pela Cibertron tem um enredo mas lúcido e próximo a realidade desse tipo de jogo.

"Você é o piloto de uma nave de combate que deve destruir todos os inimigos que navegam contra você, atirando e tentando destruí-lo..."

Porem, nem um dos dois enredos valem um alongamento do texto. 

O jogo da Sirius tem algumas particularidades interessantes, apesar de alguns o considerarem apenas um Astro Blaster para Apple ][, o que no mínimo, é injusto.
Vamos citar algumas dessas particularidades.
A nave é calcada no centro inferior da tela*. Ela sempre vai procurar essa posição se você não a controlar para esquerda-direita. Fator de dificuldade numero um.
Se você não elimina uma onda, ela volta restaurada! Isso mesmo! Formação completa novamente. E a sua nave sobe uma linha na tela cada vez que você deixa uma nave sequer escapar!!! Fator de dificuldade numero dois.
Se você perde uma nave, aí sim, onda vem como você a deixou, desfalcada... ou não. 
Curiosamente, é melhor sacrificar uma nave quando se elimina bastante inimigos da onda. Se tiver apenas uns 03 inimigos restando e vejo que não tenho mais chances de abate-los, eu viro kamikaze, pois acho mais vantajoso.
Até porque temos 07 naves, mas isso não é muito animador, pois:
1) O ataque inimigo é tipo um "bullet hell inicio dos anos 80";
2) Se o combustível acabar, ferrou tudo! Game Over.
Depois de passar pelas quatro ondas, vamos para fase de reabastecimento, parte simples do jogo... e começamos tudo de novo.
Gamma Goblins é um shmup muito interessante e muito difícil.  Diria até tosco, pela simplicidade gráfica e sonora. E mesmo assim, ainda hoje vale uma conferida do retrogamer que ainda não o conhece.

*Na versão TK2000, ela se desloca apenas no inicio e no reinicio, quando se perde uma nave. No reinicio a "força gravitacional" parece nos levar direto para o bullet hell inimigo.
Essa versão dá uma sensação de maior controle, mas não torna o jogo no TK2000 muito mais fácil.

Nota:
Agradecimentos ao Georg Julião da lista Apple][ Br pelo manual da Cibertron e aos demais membros que explanaram sobre a diferenças dos controles da versão Apple ][ e TK2000.


////Jogo.....: GAMMA GOBLINS
////Release.: Sirius Software (1981)
////Sistema.: Apple ][ - TK2000
////Estilo....: Shmup, Nave Vertical

Links e Referências:
Lista Apple ][ BR

Um comentário :

  1. A título de curiosidade segue links

    Apple:
    ftp://ftp.apple.asimov.net/pub/apple_II/documentation/games/misc/Gamma%20Goblins%20Game%20Manual.pdf

    TK2000:
    https://lh6.googleusercontent.com/-faKNonKiuQk/UJfUAWXZfCI/AAAAAAAAC_k/pUlOZPmqyLg/s640/Gamma%2520Goblins%2520%2528Manual%2520Galaxians%2529.JPG

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...