Retro Games Revival: Strategy X - Arcade / Atari 2600 (1981/83)

21 de fev. de 2014

Strategy X - Arcade / Atari 2600 (1981/83)

Strategy X 
Vou começar dizendo que este foi um "port" muito feliz dos arcades. Entre aspas mesmo, pois este Strategy X  do Atari 2600 tem boas diferenças, o que tornou essa versão muito legal e divertida, graças ao scroll  e ao fato de se assemelhar ao River Raid em alguns pontos.

Não que a versão arcade seja ruim, longe disso. Tem todo um charme, principalmente nos inimigos moveis (tanques e carros). Mas para mim, ela perdeu para versão do "primo pobre" 2600.
Pilotamos um tradicional tanque "de poucos bits" por territórios inimigos. Aceleramos e freamos como no River Raid, arrebentamos pontes como no River Raid, mas podemos atirar para os lados também. Basta direcionar.
Se passarmos pelos terrenos inóspitos (áreas verdes na fase 01, corais fase 02) o combustível será consumido mais rápido. 
No Strategy X do Arcade, temos dois botões que giram a metralhadora  do sofisticado tanque arredondado no sentido horário e anti horário. E não temos o scroll como na versão Atari 2600.
Nos três jogos dependemos do combustível que encontramos pelo caminho. Na versão arcade, me pareceu até mais difícil reabastecer do que abater a artilharia estática do front inimigo.
No arcade, temos aviso de onde estamos (a base está a tantos KMs), mas o jogo é continuo, se marcação das fases. 
No Atari temos duas fases, chegamos a uma base, pasamos e começamos logo após na próxima fase.
Agora na fase 02, nossos algozes serão aviões despejando bombas no tanque de poucos bits.

Era pra ser um rapid review sobre Strategy X do Atari 2600, acabou que ficou sendo uma mini retro comparação entre Arcade / Atari 2600 com direito a bem vinda "intromissão" de River Raid.

Versão Arcade


Versão Atari 2600

////Jogo.....: STRATEGY X 
////Release.: Konami / Stern (1981/83)
////Sistema.: ARCADE - ATARI 2600
////Estilo....: Tanques, Vertical Scrolling  

Links e Referências:
Atari Guide
Arcade Museum  

2 comentários :

  1. Rapaz eu gostei bastante dessa versão de Atari, nem conhecia o original mas esse estilão River Raid do port de Atari muito me agrada. Depois vou baixar e conferir :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adinan, foi exatamente por esses quesitos que essa versão me atraiu.:)
      Pena que o jogo é muito curto. Mas vale muito passar um tempinho jogando ele.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...