Retro Games Revival: Transversion - ZX-Spectrum (1984)

21 de jun. de 2014

Transversion - ZX-Spectrum (1984)

Transversion
Há alguns meses eu fiz uma retro comparação de um jogo que criou um sub estilo e, eu prometi lá: "Veremos isso em outras oportunidades, em outros jogos por outras plataformas". Pois aqui estamos (como eu prometi) com um jogo de ZX-Spectrum.
Transversion é certamente um derivado do  Solar Fox  ou a variação sobre um mesmo tema sob a ótica da Ocean Software.

O que  esses jogos tem de comum? Uma nave percorrendo uma grande, sendo alvejada pelas quatro direções e devem recolher itens do tipo "pattern". 
Ah! Não leu a matéria sobre o Solar Fox (jogo de Arcade na imagem acima)? Então vai lá e leia pra conhecer as nuances que o fazem especial e entender melhor a dinâmica - desse tipo de jogo:  Solar Fox Arcade.
Basicamente, o que muda entre "pai e filho"?
  • Não há itens especiais vagando pelas grades de Transversion, apenas os patterns.
  • Em Transversion não atiramos como no Solar Fox do Arcade (ou do C64). Apenas desviamos, como na versão Atari 2600. 
Aproveite e leia segunda parte da retro comparação do Solar Fox que aborda essa versão do Atari 2600 e a do C64 clicando  AQUI.
Transversion não é nada fácil, mas o maior fator de dificuldade desse jogo é que temos que catar todos os itens sem perder a nave. Se perder a nave, volta o desenho completinho pra você tentar desmancha-lo novamente.
Não entendo a razão da tela verde se repetir por varias fases sem variação no desenho. E a melodia entre as fases é irritante e desnecessária.
Tirando isso, sem dúvidas Transversion é um excelente jogo! Podia ser menos hardcore, mas é um ótimo jogo. Gráficos bons, boa jogabilidade e bons efeitos. Tudo simples, porem bem feito. E roda até em ZX-Spectrum 16k.



////Jogo.....: TRANSVERSION
////Release.: Ocean Software (1984)
////Sistema.: ZX SPECTRUM
////Estilo....: Labirinto, Ação

Links e Referências:
WoS

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...