Inicialmente, Outhouse foi programado para os TRS-80 (aqueles monocromáticos e com processador Z80), depois foi portado para TRS-80 Color Computer (CoCo), pelo mesmo autor, Ken Kalish. O review foi escrito para essa última versão.
Quanto vale a cabeça dos inimigos |
Joguinho com enredo original e pra lá de bizarro...
Você está no comando de um disco voador protegendo um banheirinho nos confins do nada e do nada também, surge uma ofensiva alienígena (ou seria humana)?
O fato é que o ataque vem de todas as direções e seu disco tem que se movimentar e atirar para todos os lados também.
Você inicia o jogo com três bombas. As bombas inteligentes são poucas, porem poderosas. Elas podem destruir todos os inimigos na tela.
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Igualmente preocupante são os ladrões e os invasores. Eles não atacam o seu disco, mas o seu papel higiênico sim.
Ladrões invadem e levam o papel, arrastando uma "trilha" a partir da "casinha". Você pode atirar neles antes de entrarem no banheiro. Pode atirar depois também, por que pode recupera seu papel "colírio". Enquanto eles levam seu papel, o marcador (inicialmente marcando 200, abaixo do banheiro, área laranja) vai perdendo rapidamente o nível (200... 199... 198, etc..).
O cara saindo. Adivinha |
o que ele deixou |
Invasores apenas entram para dar uma "aliviada" e usam uma certa quantidade de papel. É preferível que você atire antes deles entrarem no seu banheiro. Por que obviamente, estando eles lá dentro, "vão dar um barrão" e usarão 4 pontos do precioso papel.
O modo de andar de um ladrão é diferente do modo de andar de um invasor com dor de barriga. O invasor está desesperado, então ele estica os braços a frente como um zumbi correndo atrás de miolos, mas a "fome" dele é o banheirinho.
Na dúvida, é melhor tentar dar tiros antes em qualquer um.
Na dúvida, é melhor tentar dar tiros antes em qualquer um.
O Game Over vem de três formas:
Versão original |
A primeira forma ocorre se você colidir em algo (até no banheirinho) ou levar tiros por três jogadas. Esse três discos são suas chances iniciais. Você recebe um disco extra e uma bomba inteligente a cada 10.000 pontos, além de um rolo extra de papel .
No canto superior (área branca), temos a marcação da quantidade de discos, bombas e a pontuação.
A segunda forma de perder o jogo é se o papel for exaurido (usado ou roubado).
A terceira forma é se o banherinho for atingindo por um dos projeteis inimigos.
O jogo é simples no inicio, mas a "filosofia arcade" é aplicada lá pela "sétima onda de ataque" (Level 7. Wave=Level) e o jogo fica bem complicado.
Para quem não se der bem com o jogo, talvez na Wave 5 o bicho já vai começar a pegar.
Uma ideia pra lá de criativa. Criatividade só superada pela "tosquera", diga-se de passagem.
Outhouse apresenta bons gráficos, bons efeitos sonoros e boa jogabilidade.
Esse review é dedicado aos amigos Juan Castro e Daniel Campos. Os caras que me apresentaram esse joguinho bacana.
Alias, vocês podem conferir um pouco do Outhouse no vídeo de unboxing de dois Tano Dragon (clone do CoCo) feito por eles aqui: Tano Dragon 64_ _Unboxing_ Duplo!
Se quiser ver direto o Outhouse, vá para 12:50s de vídeo. Mas o vídeo todo é muito legal.
Tem mais dois links de vídeos no fim da ficha
Referências:
FICHA
- Jogo..............OUTHOUSE
- Release........MED SYSTEMS/ KEN KALISH (1983)
- Sistema........ TRS-80 (CoCo)
- Estilo.............Tiro, Arcade, Ação, Onescreen
- Vídeo 1 CoCo
- Vídeo 2 TRS-80
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