Retro Games Revival: Sector - ZX-Spectrum (2013)

21 de jun. de 2014

Sector - ZX-Spectrum (2013)

Sector
Quase trinta anos depois (quase mesmo), eis que surge no fim de 2013 o que poderia se chamar de Transversion II ou Transversion DX... Mas o nome escolhido foi Sector! E talvez, tenha sido melhor um nome diferente, pois a superioridade é impressionante!

Mas o que Sector tem de especial? Na verdade, TUDO! A começar pela fluidez, a jogabilidade é fantástica! E os gráficos, (ah, os gráficos) são perfeitos! Os patterns, os desenhos formados por estes, o desenho das grades... tudo primoroso!
Há efeitos visuais bacanas. Por exemplo, quando se começa a partida, quando os tiros atingem alvos ou a nossa nave. Realmente profissional. 
Os efeitos sonoros são "ao estilo Spectrum". Mas pro final da matéria solto outra informação empolgante em relação ao som e outros detalhes.
Em Sector pegamos os patterns amarelos e azul claro. Os vermelhos são como barreiras. Não podemos pegar. Porem, devem ser eliminados da tela. Pra isso contamos com o fogo inimigo! Então servimos de alvo e nos postamos em frente aos blocos vermelhos e, saímos da frente quando eles disparam.
O jogo conta com um fantástico (e agonizante) efeito de slow motion quando o tiro do inimigo está perto da nave.
Em algumas fases os inimigos podem estar em posições inusitadas, no centro da grade, mas continuam com a mesma implacabilidade.
Jogo nota 11! Ultra recomendado MESMO! Mas poderia melhorar. E melhorou! Ganhou versão com musica AY (criada pelo Splinter). 
E depois melhorou mais! Novas musicas, tela de carregamento, auto detecção do AY, turbo loader e bug fix.
E o que era ótimo ficou simplesmente divino!



////Jogo.....: SECTOR
////Release.: Denis Grachev (2013/14)
////Sistema.: ZX SPECTRUM
////Estilo....: Labirinto, Ação

Links e Referências:
Retro Souls
Foruns da WoS

2 comentários :

  1. Parece legal, mas o jogo deve ser bem difícil! Você sabe se funciona no TK90X? Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais fácil que o Transversion. :)
      Eu não sei se roda no TK90X não profersor.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...